Olá a todos!!!
Após alguns meses, e com tempo para aprender devido à quarentena (tudo tem sempre um lado bom), resolvi aprender a técnica do crochet de grampo.
Já havia comprado a “agulha”, ou melhor, o tear de grampo há 3 anos, mas nunca tive tempo de sentar e ver tutoriais para aprender e pôr a mão na “massa” , ver se era capaz, e se era tão fácil como diziam. Deixo aqui o link do tutorial que mais gostei:
Realmente! É fácil para quem já sabe fazer as correntinhas, e é só o que se precisa de técnica!
De quebra, faz-se uma peça muito bonita em pouquíssimo tempo, gastando pouco material: dois novelos de lã de 50g/124m que havia ganho de presente (sabem que adoro ganhar lãs, linhas e tudo relacionado com crochet 🙂
Para fazer esse top, confeccionei 6 tiras com 125 alças (corp0: 3 frente, 3 costas), e 2 tiras com 25 alças (mangas).
O segredo principal: o nó inicial no tear, deve ficar bem centrado, e bem atado, para garantir que as alças tenham a mesma largura em ambos os lados da “espinha”do ponto, (região central do ponto que é feito com o auxílio de uma agulha de crochet adequada à lã, no meu caso 3,5 mm).
Depois das tiras todas prontas, faz-se o “desenho” do ponto.
No meu caso como estou a aprender, fiz o mais simples: união de 5 alças com ponto baixo (pb), seguido de 5 correntinhas (corr.).
Para isso, parte-se da região central, a “espinha” e faz-se 10 corr., apanhamos 5 alças e fazemos um pb, mais 5 corr., mais 5 alças, pb, 5 corr. até chegar ao final de um dos lados. Como fiz 125 alças repete-se este processo por 25 vezes.
Seguimos para o outro lado, fazendo 10 corr., pb na espinha central, mais 10 corr., apanhamos as primeiras 5 alças do outro lado e repetimos o mesmo processo até chegar ao fim, terminando com 10 corr. e pb na “espinha” central e remata o fio.
Na tira da base optei por fazer esse processo apenas de um lado das alças, para que as alças do outro lado formassem uma franja.
Após fazermos esse trabalho, precisamos agora juntar as 3 tiras de 125 alças entre si.
Para isso, no primeiro grupo de 5 alças, juntamos a lã com pb e fazemos 5 corr. e unimos com pb no primeiro grupo de 5 alças da segunda tira, conforme foto abaixo:
Em seguida continuamos a fazer 5 corr. e pb em zigue-zague, unindo as duas tiras, conforme a foto abaixo:
O resultado da união das duas tiras, abaixo.
Esse processo repete-se para as demais uniões. Querendo fazer uma blusa mais comprida, uma saída de praia, é só fazer mais tiras.
Neste ponto, temos 2 conjuntos de 3 tiras unidos, faltam as mangas.
Para fazer as mangas, preciso de 2 tiras 25 alças, as quais através de um processo semelhante faz-se a união em zigue-zague, mas desta vez com duas carreiras (detalhe abaixo).
A união dos dois conjuntos de 3 tiras de 125 alças, é feito nos 5 últimos grupos de 5 alças, com duas carreiras em zigue-zague de cada lado (frente e costas).
Para finalizar a peça, faz-se a união das laterais (frente e costas) com costura invisível usando a mesma lã, começando na “espinha” central da 1ª tira de baixo, até o zigue-zague de união entre a 2ª e a 3ª tira, deixando espaço para as cavas.
O top pode ser usado também com as alças caídas.
Espero que tenham gostado, e aventurem-se no crochet de grampo, fiquei encantada e cheia de idéias…..
Beijinhos e até breve!